11 2050 4400

Um novo aluno,
novas necessidades

Ensino
bilíngue

A aprendizagem bilíngue vai muito além do domínio de um segundo idioma. Como defendem alguns dos mais consagrados estudos da psicologia do desenvolvimento e da neurociência, adquirir essa competência ainda na infância contribui para ampliar a capacidade cognitiva e desenvolver melhor a atenção e a memória.

Isso ocorre em relação à língua no contexto da criança. Quando o investimento educacional se expande para a formação bilíngue, o objetivo principal é ampliar essa janela de oportunidades que se abre para o crescimento intelectual.

O programa bilíngue do Pueri Domus ensina estimulando o raciocínio em uma segunda língua, e não somente ensina uma nova língua. Assim, saberes que passam pelo raciocínio lógico, pelo conhecimento científico e pela apreensão histórica, entre outros, são adquiridos também pelo raciocínio em inglês. Esse é o principal diferencial em relação ao ensino tradicional de um novo idioma.

imagem

"A proposta curricular do Pueri Domus vai muito além de acrescentar mais uma disciplina ao programa: ela redimensiona o processo de aprendizagem de nossos alunos!”

Dupla
certificação

A formação bilíngue diferenciada oferecida pelo Pueri Domus amplia as oportunidades de o aluno participar de programas acadêmicos internacionais. Um deles é o IB* (International Baccalaureate), que traz as melhores práticas pedagógicas mundiais e é reconhecido por universidades em 139 países.

A ênfase que o Pueri Domus dá à formação bilíngue tem o intuito de acrescentar conhecimento à bagagem intelectual do aluno e ampliar sua autonomia diante o contexto mundial no qual está inserido, sem descuidar do rol de competências e habilidades que a formação curricular brasileira exige.

Essa formação têm dado aos nossos alunos medalhas em Olimpíadas Brasileiras como as de Matemática, Robótica, Biologia, Astronomia e História, e em simulações de fóruns internacionais, como o Fórum FAAP, além de oportunidade de ingresso nas melhores universidades nacionais e internacionais.

imagem

“A ênfase à formação bilíngue tem o intuito de acrescentar conhecimento à bagagem intelectual do aluno”

A Escola Bilíngue Pueri Domus - Unidade Aclimação é candidata* a oferecer o International Baccalaureate (IB) Diploma Programme e a receber a chancela de IB World School.

As IB World Schools compartilham o compromisso de melhorar o ensino e a aprendizagem de uma comunidade diversificada e inclusiva de estudantes, oferecendo programas de educação internacional desafiadores e de alta qualidade que compartilham uma visão poderosa.**

Somente as escolas autorizadas pelo Bacharelado Internacional podem oferecer um de seus quatro programas acadêmicos: os anos primários (PYP), o Middle Years Program (MYP), o Diploma Programme ou o Career-related Program (CP). Candidato O status não garante que a autorização será concedida.

** Declaração de missão do IB. O International Baccalaureate visa o desenvolvimento de jovens investigadores, informados e solidários, que ajudam a criar um mundo melhor e mais pacífico através da compreensão e do respeito interculturais. Para esse fim, a organização trabalha com escolas, governos e organizações internacionais para desenvolver programas desafiadores de educação internacional e de avaliação rigorosa. Esses programas incentivam os alunos no mundo todo a se tornarem aprendizes ativos e solidários ao longo da vida, que compreendem que outras pessoas, com suas diferenças, também podem estar certas.

Aprendizado
mão na massa

Mais um pressuposto importante da educação vivenciada pelos alunos do Pueri Domus é o conceito de educação integral. Assim, visando o seu desenvolvimento global, não só a sala de aula é lugar de aprendizado, mas outros ambientes também são remodelados para que toda a escola se torne um ecossistema de aprendizagem.

A integração das disciplinas também contribui para a aplicação de conceitos pelo aluno, promovendo a educação de maneira prática. É o Mão na Massa da Aprendizagem!

imagem

Uma evolução da aplicação desse conceito é o Pueri Maker, ambiente equipado com bancadas, ferramentas, impressora 3D e recursos de planejamento de projetos. A ideia é que esse espaço seja enriquecido ao longo das demandas sinalizadas pelos alunos, uma vez que aqui a criatividade e o empreendedorismo não têm limites.

São os próprios alunos que, a partir de sua criatividade e capacidade exploratória do próprio conhecimento, vão determinar o que será necessário em termos de recursos materiais para dar impulso à concretização de seus projetos.

"A integração das disciplinas também contribui para a aplicação de conceitos pelo aluno, promovendo a educação de maneira prática”

Habilidades
Socioemocionais

Na atualidade, para um projeto de aprendizagem ser considerado eficiente, não basta o desenvolvimento de competências cognitivas. É preciso, cada vez mais, a interação entre o desenvolvimento destas competências com o desenvolvimento de valores éticos e habilidades socioemocionais. Esse dado é tão relevante, que o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2021 já prevê avaliar também o desempenho socioemocional dos alunos.

São aspectos que sempre estiveram presentes na educação promovida pelo Pueri Domus. Mas o nosso novo currículo abrange, com ainda maior excelência e cuidado, a evolução dessas habilidades.

Buscando as melhores referências e práticas nessa área, elaboramos o Programa CORE, cuja proposta curricular tem início já nos primeiros anos da Educação Infantil. Entre os objetivos estão: promover autoconhecimento e amadurecimento pessoal do aluno, estímulo à iniciativa e criatividade, incentivo a atitudes de liderança e formação cidadã.

Todos esses eixos são abordados de maneira transdisciplinar, analisados nas perspectivas do EU (como me expresso e manifesto minhas atitudes); do EU e o OUTRO (considerando os aspectos da interação social); e do EU e o MUNDO (ampliando o comprometimento do aluno em relação à sociedade na qual está inserido).

imagem

“Entre os objetivos estão:
Promover o autoconhecimento e amadurecimento pessoal do aluno, estímulo à iniciativa e criatividade, incentivo a atitudes de liderança e formação cidadã”

Fluência
Digital

Para o Pueri Domus, a tecnologia é um dos pilares fundamentais da educação voltada ao futuro. Não é à toa que recebemos a certificação Apple Distinguished School, concedida pela Apple a escolas consideradas referências no uso de recursos tecnológicos em favor do ensino.

Promovemos um ambiente em que o aluno não apenas adquire “fluência digital” (a capacidade de usar a tecnologia como linguagem, tendo pleno domínio da manipulação desse recurso), como também fomenta a utilização das novas tecnologias digitais como meio de ampliar a sua aprendizagem e o seu repertório de conhecimento. Buscamos fazê-lo ir além, criando ele próprio os códigos de programação (coding) que tornam possíveis as mais diversas experimentações do mundo digital.

O programa Coding entra na grade curricular do Pueri Domus a partir do 2º ano e segue até o 9º ano do Ensino Fundamental, constituindo mais uma ferramenta para preparar o nosso aluno para esta nova realidade. A promoção bem-sucedida dessa habilidade deverá proporcionar, ao mesmo tempo, outras competências desejáveis, como o trabalho colaborativo, a expansão da autonomia, o senso crítico e o espírito empreendedor.

São todas características altamente valorizadas no mercado de trabalho atual, tanto no Brasil quanto no cenário internacional, independente do campo profissional escolhido. Estar preparado é ter domínio sobre suas possibilidades de futuro.

imagem

“Queremos fomentar a utilização das novas tecnologias digitais como meio de ampliar a aprendizagem e o repertório de conhecimento do aluno.”