Notícias 14.07.23

Alunos do Pueri Domus realizam ação humanitária no Quênia

AUTOR

Pueri Domus

ASSUNTO

Notícias

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE:

Com profissionais da saúde, estudantes participam de rotina hospitalar em vilarejo a 600 km de Nairóbi.

Na companhia de um grupo de britânicos da Oxford University, os alunos da Escola Bilíngue Pueri Domus realizam durante o mês de julho um projeto humanitário no Quênia. Os jovens estão no vilarejo de Musanda, a 600 quilômetros da capital Nairóbi, para conhecer os trabalhos de uma importante fundação local.

Repleto de savanas, lagos e planaltos montanhosos, o Quênia é uma das viagens internacionais mais aguardadas pelos alunos do Pueri Domus neste semestre. A experiência envolve os estudantes na história, na cultura e na economia desse país do Leste da África com uma população de 50 milhões de habitantes.

Ao chegarem à região de Musanda, os alunos conheceram uma fazenda de produção de spirulina. Popularmente chamada de alga azul, o produto natural é utilizado no controle da desnutrição local. O Quênia tornou-se Estado independente e membro da Commonwealth em 1963 e, desde a crise econômica de 2008, tem 80% da população sem renda.

“O interessante da viagem é poder conhecer a estrutura de uma fundação que cobre educação, saúde e geração de renda”, explica o coordenador do Ensino Médio e do Diploma Programme na Escola Bilíngue Pueri Domus, Igor Costa.

O coordenador também destaca que a viagem internacional ao Quênia é uma oportunidade para os alunos entrarem em contato com uma condição social que, proporcionalmente, existe em menor escala no Brasil. A partir das vivências humanitárias, eles percebem a desigualdade econômico-social e atuam para contribuir positivamente para a sociedade.

Em duas semanas no Quênia, os alunos visitarão escolas na cidade de Mumias, próxima ao vilarejo de Musanda, e colaborarão com um hospital totalmente gratuito para a população local. Os estudantes serão shadow doctors (estagiários) dos médicos e os acompanharão em algumas consultas, coletas de sangue para exame e exames de pré-natal.

“Os alunos com interesse na área da saúde estão fazendo estágio com os médicos e treinamentos com as enfermeiras. Então, eles entendem o que é saúde preventiva e depois, no hospital, o que é saúde reativa”, destaca Igor Costa. Saúde preventiva envolve cuidados antecipados para evitar doenças enquanto a terapia reativa trata o avanço das enfermidades.

Além da importante participação dos alunos em vivências humanitárias em um dos mais populosos países do mundo, a viagem à África desenvolve habilidades socioemocionais e de comunicação em inglês, um dos idiomas oficiais do Quênia.

Por fim, os alunos aprendem com os acadêmicos da Oxford University que precisam cuidar das finanças e da captação de recursos, aspectos essenciais para a estruturação de serviços humanitários.

“A visita de estrangeiros ajuda a manter e a divulgar as causas, chamando atenção para uma comunidade extremamente rural”, lembra o coordenador do Ensino Médio e do Diploma Programme na Escola Bilíngue Pueri Domus.

Além da viagem ao Quênia, os estudantes do Pueri Domus vivenciam neste mês de julho uma imersão acadêmica em uma escola do Reino Unido e realizam, nos Estados Unidos, uma visita à Yale University, ao Disney Imagination Campus e ao Rollins College.

Confira a galeria de imagens da viagem dos alunos do Pueri Domus ao Quênia: