Notícias 07.11.24

Hard skills e soft skills: quais são as principais diferenças?

AUTOR

Pueri Domus

ASSUNTO

Notícias

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE:

Competências técnicas e habilidades interpessoais auxiliam os estudantes a enfrentar situações desafiadoras.

Talentos exigidos para ter sucesso no mercado de trabalho estão evoluindo e, atualmente, é fundamental equilibrar competências técnicas e inteligência socioemocional para enfrentar os novos desafios.

Pensando nisso, este artigo explora as diferenças entre hard skills e soft skills, seus conceitos e como a escola bilíngue pode ajudar no desenvolvimento de ambos os tipos de competências para preparar estudantes para um futuro promissor. Boa leitura!

O que são as hard skills?

Hard skills são técnicas adquiridas por meio de treinamento formal, educação ou experiência prática. Elas são mensuráveis e facilmente utilizadas em determinada função ou área de atuação.

Exemplos de hard skills incluem:

A característica central das hard skills é a objetividade: são facilmente verificadas, testadas e ensinadas. Muitos recrutadores avaliam os candidatos primeiramente com base nessas aptidões, pois asseguram que o sujeito tem conhecimento para realizar tarefas específicas da posição em questão.

Qual é o conceito de soft skills?

Soft skills, ou habilidades interpessoais, estão mais relacionadas à maneira como uma pessoa interage e colabora com os outros, e menos com habilidades técnicas. Elas englobam a inteligência emocional, capacidade de comunicação, empatia, resiliência, liderança e trabalho em equipe.

POR QUE E COMO DESENVOLVE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA ESCOLA

Subjetivas e mais difíceis de medir diretamente, são igualmente necessárias para o sucesso no ambiente de trabalho e na vida pessoal. Elas ajudam a desenvolver uma cultura organizacional harmoniosa e contribuem para a eficiência e produtividade das equipes, pois permitem uma melhor adaptação às mudanças.

Como as hard skills se diferenciam das soft skills?

A principal diferença está na natureza e na forma como esse know-how é adquirido e aplicado. Enquanto as hard skills são concretas, fáceis de medir e específicas de uma função ou setor, as soft skills são abstratas e aplicáveis a diversas áreas da vida.

As hard skills são adquiridas em cursos, programas de certificação ou treinamentos práticos, sendo verificáveis por meio de diplomas, certificados ou testes específicos. Já as soft skills são aperfeiçoadas ao longo do tempo, em interações sociais, experiências pessoais e profissionais.

Por que desenvolver hard skills e soft skills na escola?

As escolas têm um papel central no desenvolvimento de ambas as habilidades, pois preparam os alunos para o futuro, não apenas em termos de conhecimento técnico, mas também de competência social e emocional.

O ambiente escolar permite aos estudantes adquirir hard skills como o domínio de um segundo idioma, habilidades de pesquisa e fundamentos de Matemática e Ciências. Essas habilidades garantem que eles estejam prontos para enfrentar desafios acadêmicos e profissionais.

Por outro lado, as soft skills são igualmente fomentadas na escola bilíngue de verdade, onde os alunos são incentivados a desenvolver comunicação eficaz, empatia e cooperação por meio de projetos em grupo, atividades extracurriculares e eventos de integração.

Neste artigo, você observou que, em um mundo em constante mudança, onde as competências técnicas e interpessoais são igualmente necessárias, compreender e desenvolver tanto as hard skills quanto as soft skills é indispensável. O motivo é que, enquanto aquelas abrem as portas, estas ajudam os profissionais a progredirem e a prosperarem em suas carreiras.

Siga nossas redes sociais para mais atualizações sobre educação bilíngue e temas educacionais: estamos no Facebook e no Instagram!