Notícias 29.09.23

O que é escola bilíngue? Veja estas 5 características

AUTOR

Pueri Domus

ASSUNTO

Notícias

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE:

Instituições de ensino oferecem currículo integrado e atividades extracurriculares aos alunos.

Muitas pessoas se perguntam sobre o que é escola bilíngue, não é? Essa instituição oferece à comunidade educativa um currículo integrado, que possibilita a comunicação em dois idiomas diferentes, além de desenvolver inúmeras habilidades com atividades “mão na massa” e contraturno escolar (After School).

Para ajudar você a conhecer melhor o que é escola bilíngue, este artigo mostra as características desse tipo de instituição de ensino, comprometida com a educação abrangente e enriquecedora para os estudantes.

Aqui estão as 5 características-chave da escola bilíngue. Confira!

1. Currículo integrado

A lista começa com o currículo único, já que a escola bilíngue adota um programa integrado, com o qual os alunos aprendem e podem aplicar conhecimentos em ambas as línguas – português e inglês, em geral. Isso significa que os conteúdos acadêmicos estimulam a competência linguística desde cedo, potencializando o nível de fluência idiomática.

2. Aulas ministradas em duas línguas

Outra característica marcante é que as escolas bilíngues ministram as aulas nas duas línguas-alvo. O resultado é a rápida familiarização dos alunos, que passam a utilizar a linguagem em diferentes contextos, seja em suas atividades curriculares, no contraturno escolar (atividades extracurriculares) e em casa com as famílias.

SAIBA NESTE INFOGRÁFICO QUAL É A MELHOR IDADE PARA APRENDER INGLÊS!

3. Vivência para além da sala de aula

A escola bilíngue extrapola os limites da sala de aula e oferece uma rica vivência aos alunos. O motivo é que viagens internacionais, intercâmbios, programas de imersão e projetos colaborativos com pessoas de outras nacionalidades desenvolvem um entendimento mais profundo das línguas e das culturas envolvidas.

4. Desenvolvimento de múltiplas habilidades

Outra grande vantagem de frequentar uma escola bilíngue é o desenvolvimento de múltiplas habilidades, porque os alunos não apenas aprendem a se comunicar em duas línguas, mas também aperfeiçoam habilidades cognitivas, como o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a resolução de problemas.

5. Amplo repertório cultural

Por último, o ensino bilíngue expõe os estudantes a diferentes culturas e perspectivas de vida, resultando em um amplo repertório social. Ao aprender sobre tradições, costumes e valores diversos, os jovens são estimulados a ter uma compreensão mais global sobre os fenômenos a seu redor.

Neste conteúdo, você entendeu quais são as 5 principais características que explicam o que é escola bilíngue. A instituição oferece aos alunos uma educação abrangente, seja com currículo integrado, aulas ministradas nos dois idiomas, vivências além da sala de aula, desenvolvimento de múltiplas habilidades e amplo repertório cultural.

Gostou do assunto? Então, continue se aprofundando sobre a internacionalização do ensino. Agora, veja 5 motivos para fazer o High School no Brasil!