Notícias 27.10.23

Qual é a importância e como desenvolver a escrita na escola?

AUTOR

Pueri Domus

ASSUNTO

Notícias

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE:

Competência de comunicação tem lugar fundamental na formação acadêmica e pessoal dos estudantes.

A importância da escrita na escola vai além de desenvolver as habilidades linguísticas dos estudantes. Aliada à educação integral, a competência também desempenha um papel fundamental na formação acadêmica, incentiva a expressão criativa, auxilia na organização de ideias e na capacidade de comunicação eficaz.

Convidamos o Coordenador de Inglês no Ensino Médio do Pueri Domus para compartilhar a experiência em sala de aula. Ao apresentar o projeto "It Matters", revista mensal completamente redigida pelos alunos, proporcionamos oportunidades para que os estudantes se tornem autores de suas próprias histórias.

Acompanhe!

Por que estimular a produção escrita na escola?

O Coordenador de Inglês Caio Peroni afirma que a escola e, especialmente, o Ensino Médio compreendem um período crítico para o desenvolvimento acadêmico e pessoal, visto que o momento implica a construção do projeto de vida e a tomada de decisões complexas.

“A escrita, neste cenário, configura uma maneira sadia e intelectualmente estimulante para trabalhar questões até então internas e estimular, na comunidade educativa, o debate sobre tais temáticas”, diz o especialista.

Como a escrita contribui para a formação de jovens líderes?

“Um bom líder é, antes de qualquer coisa, alguém que sabe se comunicar. É alguém que entende o potencial das palavras e sabe organizá-las de maneira a compor ambientes produtivos e positivos”, comenta Caio Peroni.

Para ele, a escrita e o bilinguismo andam de mãos dadas com o desenvolvimento de habilidades de liderança. As soft skills possibilitam aos alunos explorar diversas possibilidades comunicativas, em diferentes contextos e em situações linguísticas distintas.

O QUE É ESCOLA BILÍNGUE? CONFIRA ESTAS 5 CARACTERÍSTICAS!

Que projeto de sucesso estimula a escrita na escola?

Para desenvolver a competência de escrita dos alunos, o Coordenador de Inglês lançou na Escola Bilíngue Pueri Domus a It Matters, uma revista mensal de circulação interna, completamente redigida pelos alunos do Ensino Médio/High School.

“A participação dos professores se limita a convidar os alunos para que escrevam, revisem a versão final dos textos e formatem a revista. Alunos que se oferecem para escrever também podem participar da publicação”, pontua o educador.

Como ideia, o It Matters surgiu no início de 2023 e, após alguns meses de amadurecimento do projeto, os alunos começaram a redigir os artigos em agosto. A primeira edição da revista saiu em setembro. Todo o Ensino Médio da Rede Pueri Domus está envolvido na ação, que deve expandir para o Ensino Fundamental Anos Finais em breve.

Como o projeto desenvolve a escrita dos alunos?

“Acreditamos na importância do estímulo à escrita livre. Os alunos podem escrever sobre quaisquer assuntos – alguns produzem poesia, por exemplo, o que difere das tradicionais reportagens. Para quem gosta de escrever, isso é um prato cheio”, explica Caio Peroni.

“Para quem nunca escreveu nada, talvez aí seja um bom lugar para começar. Escrita tem a ver com autonomia de pensamento e expressão do que se sente, e a It Matters valoriza isso. Além disso, como os textos são revisados antes da publicação, os alunos têm um feedback adicional a sua escrita, o que possibilita crescimento na habilidade”, conclui.

Na Escola Bilíngue Pueri Domus, o It Matters já rendeu duas publicações e os alunos devem lançar outro número até o final de 2023.

Ao valorizar a escrita como uma competência essencial e oferecer um espaço de compartilhamento de perspectivas, o Pueri Domus prepara seus estudantes para se tornar cidadãos globais, com criatividade, inovação e pensamento crítico para impactar positivamente o mundo a seu redor.

Gostou do conteúdo? Se sim, continue se informando sobre as novidades da educação. Agora, veja 5 motivos para fazer High School no Brasil!